Nesta quinta-feira (25), o diretor do SinPRF-MS, Policial Rodoviário Federal Alexandre Figueiredo de Araújo, recebeu uma Moção de Congratulação na Câmara Municipal de Campo Grande por escrever o Manual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito da PRF.

A homenagem foi proposta pelo vereador Papy (PSDB) e assinada também pelos vereadores Ronilço Guerreiro (Podemos) e Professor Juari (PSDB).

“Ser lembrado pelos parlamentares é muito gratificante. Esse reconhecimento é resultado de um esforço conjunto de várias pessoas, inclusive do SINPRF/MS que sempre nos apoiou, para que a luta pela inclusão alcance todas as esferas do poder e, assim, possa ser disseminada na sociedade e resultar em ações práticas do dia a dia”, destaca Alexandre Figueiredo, que é pai de autista e idealizador do projeto ‘Guardião Azul, Amigo do autista’, coordenador estadual do Movimento Orgulho Autista do Brasil em MS (MOAB), membro técnico da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência OAB/MS, gerente operacional do projeto PRF Amiga dos Autistas.

 

“Recebe essa justa homenagem pela Casa de Leis para que a inclusão seja uma realidade”, afirmou Papy.

Antes da votação, outros vereadores se manifestaram. “Eu gostaria de assinar essa Moção contigo porque eu assisti uma palestra dele na Assembleia Legislativa e foi uma das melhores palestras sobre pessoas com TEA que assisti na minha vida. Uma palestra totalmente emocionada. O Alexandre é um pai atípico que precisa desse reconhecimento. Essa Moção também será assinada pelo vereador Juari, se o senhor permitir”, completou o vereador Ronilço que secretariava a Mesa.

A palestra citada pelo parlamentar ocorreu durante o 2º Seminário para conscientização sobre o autismo com foco na valorização das capacidades, no dia 12 de abril.

Manual

O Manual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), no âmbito da PRF, foi lançado em setembro de 2023 e representa um avanço no sentido de entender tanto a parte externa quanto a parte interna com relação à conscientização sobre o autismo. A ação faz parte do projeto PRF Amiga dos Autistas.

O movimento dos PRFs já está servindo de inspiração para outras iniciativas semelhantes. No dia 17 de abril, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou o protocolo de atendimento a pessoas com transtorno do espectro autista, com orientações aos profissionais da polícia judicial para um acolhimento humanizado dessas pessoas.

Por: Ascom SinPRF com informações da Assessoria do Vereador Papy

Fotos: Eliza Mustafa/ Assessoria